quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MÊS ROSA


A luta para conseguir um  mamógrafo para a cidade de Ourinhos, que atendesse a população principalmente do SUS, não foi  pequena. O mês de Outubro é considerado  o  mês ROSA!!
No mês de outubro é hora de vestir o laço rosa para simbolizar a luta contra o Câncer de Mama. O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” busca estimular a participação da população, empresas e entidades, na conscientização da prevenção, e importância do diagnóstico precoce dos tumores mamários e outros tipos de cânceres.
O projeto começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A primeira iniciativa vista no Brasil, em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no ano de 2002 – através de uma iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama.
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho, Elizabete Moreira Adam, diz que a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. “O importante é focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa”, ressalta.
O número de mamografias realizadas por mulheres de 50 a 69 anos na rede pública cresceu 41% entre o primeiro semestre de 2012 e o mesmo período de 2010.
Para atingir a meta estabelecida para 2014, no entanto, será preciso praticamente dobrar o número desses exames realizados no espaço de tempo de dois anos.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde dia 05/10/2012, mostram que pouco mais de 1 milhão de exames foram realizados nos seis primeiros meses de 2012 em mulheres de 50 a 69 anos --faixa tida como prioritária, em que a mamografia é indicada de forma universal.
Com  todos esses dados, somos gratos ao Club Parceiro, da Alemanha na aquisição  do  mamógrafo , fruto dedicação do nosso EGD Gilberto Severino  (2010-11) e por questões burocráticas estamos quase alcançando a meta de atendimento.
Ter o câncer não é fácil, passar por ele com  consciência torna um pouco  mais ameno, pois você não desanima, mas ainda há muito a se fazer.
Vivamos o  mês Rosa..  Dê valor à sua vida, sejam felizes, para não  precisar que travar uma dura batalha!
Eu?? estou  aqui,  firme e consciente de que na vida, tudo  que não é seu,  ao  Centro Cirúrgico pertence!!  

Texto : Gláucia A. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário